Simples Palavras...

A vida tem altos e baixos. Mas é nos baixos que damos importância aos altos, porque quando estamos nestes não damos conta...

A minha foto
Nome:
Localização: Barreiro, Portugal

sexta-feira, abril 01, 2005

Somos o que somos pelo exterior ou pelo interior?

Porque não me revejo na minha imagem? Às vezes olho-me e intrigo-me. Porque não tenho uma ligação mais forte com o meu exterior? Não tem a ver se me sinto bonita ou feia, mas com a ligação afastada que tenho com a minha cara. É estranho isto, por isso não sei se vou conseguir exprimir-me correctamente.

O espelho, as fotografias, o reflexo, dão-me essa imagem. Mostram friamente a imagem de algo. Não tenho uma projecção da minha cara, mas também não me identifico com esta. Penso que a cara seja uma simples máscara para tapar a personalidade. É difícil explicar...Por exemplo, quando se olha para uma pessoa vai-se avaliá-la automáticamente (quase inconscientemente) e tomar a imagem como mais valia. Coisa que não é. Pois como se sabe, as caras enganam. Não se pode avaliar um todo, só por uma parte. Parte quase sem importância. Não nos mundos de hoje, pois basta ligar a televisão para se ver a importância que a imagem tem.

Focando este ponto, quero aqui críticar não as pessoas que se vendem pela sua imagem, mas o sistema que está cada vez mais a centrar-se na imagem da pessoa. O problema não é a imagem, mas a concepção do belo ligada à indústria. Como é exemplo disso, a "profissão" de "modelo". Modelo? Acho que não deveriam haver modelos da "beleza". Pessoas com características idênticas e que são conotadas como bonitas, etc.. A imagem (quase) nada diz de uma pessoa! Devia-se era vender ideias e não caras e corpos.

A imagem hoje em dia é trabalhada até à exaustão. Senão déssemos tanta importância e senão puzéssemos rótulos nas pessoas pela sua aparência talvez não houvessem tantas "cabeças ocas" por aí (que vivem para a sua imagem)...

A imagem pouco reflecte a nossa personalidade. Mas esta está condicionada pela imagem.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi taty...lol As pessoas cada vez mais deixam de se importar com a venda da sua imagem, uns por fama, outros por dinheiro. Principalmente quando não tem muita força de vontade para estudarem e tem que arranjar uma forma de sustento ou entao simplesmente pela sede do dinheiro fácil. Mas é verdade, devemos sempre conhecer as pessoas pelo seu todo, interior e exterior. É certo que na 1ª impressão o que da mais nas vistas é o exterior e por isso damos-lhe mais valor no inicio, com o passar do tempo o interior é o que se realça mais e pode fazer com que gostemos ainda mais dessa pessoa ou então por não gostarmos do seu interior...ADEUS! lol Benne bjitos pra minha fofita!

1:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá táti td bem? olha este foi o artigo, pra mim, mais fixe q publicaste no blog! =)
Concordo ctg, sinto-m exactamente axim cm tu t sentes qd m olho no espelho...ñ identifico o meu "ser interior" c a imagem q vejo no espelho...ya é realmente cm s estivexe a olhar pra ot pexoa, ot alguém...
Ms p/exemplo qd fiz 18 anos...p/exemplo é q qd era pekena axava q o meu modo d pensar e q qd fizexe 18 anos e, ou seja, conforme foxe ficando mais velha axava q a idade em si faria algum marco nexe aspecto d mudar a minha vida, ms agr é q vejo e tenho visto, e tds nós conforme vamos crescendo intrínsecamente, q akela história q td gente conhece q maturidade e idade nd têm q vere 1 c a ot confirma-s, pois qd fiz 18 anos senti-m exactamente cm ainda sou e era, senti q msm q eu muda-s p/fora, p/dentro ia continuar a ser a msm...o q kero dzr c isto é direccionadamente p/ q qd era pekena axava q aos 18 anos já iria sentir-m cm 1 mulher e ñ cm a menina q ainda m sinto, msm q tenha experiências e maturidade d mulher entendes? e conforme ixo lololol pra tirar a prova s eu é q era eskisita lololol colokei 1 kestão a minha mãe: em q altura da vida dela é q ela s deu conta q era finalmente 1 mulher e ñ + 1 menina. e ela dixe-m q nc soube exactamente em q altura s sentiu 1 mulher e ñ + 1 moça, 1 menina e q o q importa é nós próprios irmos aprendendo c os outros e c a vida e irmos nos preocupando em crescermos p/dentro pq qt + crescermos p/dentro + nos vamos identificar connosco próprios.
E eu axo principalmente q este tema tem mt q ver c o conceito d amor-próprio e auto-estima q cd 1 desenvolve. É akela velha história d q s 1 pexoa gostar d si, ms digo a nível psicológico, pondo 1 pc d lado o físico, o amor próprio físico vai-s adquirindo naturalmente ao longo do tempo, p/ixo é q m refiro à idade...s conforme formos envelhecendo, nos modificando (fisicamente digo...), as rugas a aparecer (exas histórias do costume...), etc. então nós vamos cd vz nos identificando menos c a imagem q vemos no espelho, pq cd vz gostamos menos dela lololol =) ms é aki q o psikico convém estar + forte, coeso e firme consigo msm pra enfrentar exa fase pior.
Logo s gostarmos ou tentarmos gostar da imagem reflectida é melhor e + fácil gostarmos d nós próprios.

Bem...táti diz qq coisa...tipo o q axas q esta é a minha convicção ñé? lololol ...claro q poxo estar errada...lololo =)
JÁ XEGA! Pq s alguém ler este comentário vai ficar exausto qd acabar...lolololol...=)
Jokas fofas*** fica cool táti! porta-te ;D xau xau

12:22 da tarde  
Blogger tatiana said...

oi diana! Lol bigadaaa! dizes ixo pk t identificast logo, n?
kt ao axunto, s calhar toda a gente tem esse problema de não se identificarem, mas so algumas realmente pensam nixo e chegam a essa conclusao. pk e raro alguem pensar neste assunto. (se é k pensam..)

Eu pessoalmente, como ja dixe não m identifico. Mas tambem n tenho nehuma iamgem exterior minha idealizada.

Acho este assunto realmente interessante! Pk esta ligado directamente a nossa identidade. Ao nosso "Eu". e ao n reconhecermos a nossa propria imagem, é como se a imagem so existisse p os outros. exes axim avaliam nos 1º pela imagem.

E muito estranho nao nos reconhecermos. ja agr, reconheces te pelo teu nome? eu n... s m xama, sei k é p mim, mas "tatiana" e eu nao uma relaçao muito estreita. e apenas a forma dos outros me chamarem e identificarem.

bjinhoss****

beijoes p o rubinho :D**********

4:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ya táti tb axo! =) tb axo este tema profundamente interexante,nem imaginas o q é q já m pus c a cabeça a dar à roda d tt pensar neste tipo d kestões filosóficas e sobre o mistério da existência e kem somos nós próprios...ia ficando maluca lololol =)...a sério, eu pelo menos penso nestas cenas...podem até xamar-m doida lol, ms pensar nestas cenas foi mt importante pra formar o meu "eu" intrínseco. na verdade já só penso destas cenas d vz em qd e axim...agr já ñ atormento a cabeça axim tt cm dantes, ms foi 1fase complicada...xeguei até msm a pensar q seria difícil qq ser humano viver s/ estas respostas, e no fim d contas o mundo td viver n1 género d 1 "ilusão colectiva", viver apenas d convenções cm p/ exemplo a noxa noção d dia, d ano d hora, pq no fundo são nomes q atribuímos a coisas q nem seker temos a certeza s existem e s a sua natureza é realmente da forma q axamos q é...e axim fui simplesmente tentando conciliar respostas científicas, lógicas c crenças e religiões, pq axo q afinal d contas as crenças e religiões têm c certeza 1 fundo d verdade, logo alguma ligação devem ter c os outros tipos d resposta.
Ainda no ot dia a minha mãe kis ter 1 conversa dexas da qual nc tiramos nenhuma conclusão pq refere-s a 1 pergunta existencial ou do género lol, ms conforme fomos conversando, lol imagina acabei p/ m kestionar e rsponder a mim msm e alterei certas noções e opiniões q tinha em relação a mt coisa lol :) ah a conversa era sobre a criação da terra, s a tese católica ou a tese científica (q são as q conheço axim melhor ñé? claro pq tb ñ vou tar a falar d outras teses q ñ saiba c certeza em q s baseiam ñé? lol) e então no fundo foi exa tentativa d corespondência e conciliação entre as 2; ah veio à tona tb a velha kestão do tempo, p/ex, s os 7 dias da criação do mundo (Terra claro...) em q o catolicismo defende, exes "7 dias" pode ser apenas 1 afirmação simbólica do ponto d vista do q significava "1 dia" p/ exe "ser superior a nós" q eu pexoalmente acredito q existe, ms exa d "Deus" e d controlar totalmente as noxas vidas já ñ tenho tt convicção nixo...e ot ex, há kem defenda q a Terra é q é akele lugar xamado "Purgatório" entre o "Inferno" e o "Paraíso" explicando-s através dixo pq acontecem tts injustiças e na altura pergunta-s: "Afinal onde está o Deus pra proteger os inocentes dexa tragédia?"...ou p/exemplo akela história d Deus ter criado a mulher a partir d 1 costela do Homem, ou s a serpente era realmente 1serpente e ñ é apenas simbólico, ou até s o "Jardim do Éden" realmente existiu ou existe,...etc
E p/ex c apenas só 1 kestão, a da "Criação Humana", s envolvem 1 multiplicidade d kestões igualmente intrigantes...
Lol táti, eu sei eu sei já exagerei, ms isto é 1 imensidão d ideias a borbulhar na mente q nc param, apenas descansam lololol (pra ninguém dar em doido...lololol) já dixeram q o Homem só tem axo q (ñ tenho bem a certeza...) à volta d 5% d td a inteligência q é poxível alcançar, p/ixo pra resolver estas kestões será bem complicado, lol :) ms msm axim axo q ñ devemos desistir d as kestionar e kestionar e kestionar, ao longo dexa extensa reflexão havemos d ir encontrando as respostas, embora mt mt mt lenta e longamente...lolololol
Ui...tou cansada...lolololol :) p/ hj já xega lololololol Beijinhos táti lololololol...temas neste comentário ñ t faltam s kiseres reflecti-los claro :), lol s tiveres tempo e paciência lolololol... fica cool formiga! xau xau ;)

1:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home