Simples Palavras...

A vida tem altos e baixos. Mas é nos baixos que damos importância aos altos, porque quando estamos nestes não damos conta...

A minha foto
Nome:
Localização: Barreiro, Portugal

domingo, janeiro 29, 2006

"Capa de revista"

Foi este o nome dado a uma reportagem transmitida ontem pela SIC. E que me suscitou grande interesse pois foca algumas questões importantes na relação imagem/sucesso.

Esta reportagem tinha como base um concurso promovido por uma revista "masculina" em que de entre centenas de concorrentes apenas uma seria escolhida para "ser" uma capa da revista. Restaram 10 finalistas (e que por acaso uma já foi minha colega). Todas com o sonho de "aparecerem". E esta é a palavra-chave, aparecer. Porque para muitos/as isso significa ficar famoso, ter várias oportunidades de trabalho no mundo da televisão e/ou moda... E este caminho por elas escolhido consiste em mostrar o corpo em poses e "preparos" sensuais/provocadores - a cara tem aqui, na minha opinião, um papel quase secundário. E pronto, é preciso ter uma certa atitude...

Para algumas aparecer na capa, seria o culminar de um sonho. Pois seria como que um reconhecimento da sua beleza... E pergunto-me, é preciso tanto?

Aquilo para mim, significa vender o que de mais íntimo temos. E que talvez não devia ser assim exposto.

Acho realmente que estamos a entrar numa era decadente. Não só pelas mentalidades "ocas" que se estão a gerar, mas pelo sistema. Em que qualquer dia quem não pensar assim é penalizado (se já não for assim...).

Uma afirmação, feita por uma das finalistas, que achei extraordinária (!) foi a seguinte: Para mim a coisa mais bela do Mundo é o corpo de uma mulher! Para outros pode ser o céu, a família, sei lá... Será que é o corpo da mulher (como género) ou o seu próprio corpo? Não passará aquilo tudo de um jogo de vaidades - interesses?

A mulher aqui, mais uma vez como objecto. Objecto que atrai e que leva a vender muitas revistas...

5 Comments:

Blogger Insano said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:26 da manhã  
Blogger Insano said...

1º - Gostei do post, do sentido crítico e do estilo mais "informal" (nunca tinha lido "prosa a sério" da tua autoria). Escreve mais do género!

(já estás a pensar:" escrevo se me apetecer, não mandas em mim! O blog é meu!". Calma, foi só uma sugestão, que geniozinho mais...Irra! =P)

2º - Sic...Sic Notícias, não? É que eu também vi, mas tenho quase a certeza que foi na Sic Notícias. Há que ter rigor (se a Malafaia sabe zanga-se). Se me enganei peço desde já desculpa.

3º - És uma purista! E não digo (escrevo) isto em tom depreciativo. A sério, há de facto muito pouca gente a pensar assim, eu próprio não penso (talvez me valha a desculpa de ser homem e consequente apreciador da "nova maneira de pensar"). Mas também não sejas extremista, tenta perceber que esta indústria já existe há muito tempo e que não nasceu na contemporaniedade.

4º - Quanto à afirmaçao da tal concorrente ("Para mim a coisa mais bela do Mundo é o corpo de uma mulher!") acho que é muito sui generis. Na maior parte do tempo partilho a mesma idéia, mas vezes há em que a minha cama, uma bola de futebol, uma tablete de chocolate ou a minha casa ocupam o lugar primo do meu top "belezas do mundo".

5º (e último) - Apresentas-me a concorrente que já foi tua colega? =P Beijo

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

olá taty lolololol :D já vim comentar pq realmente considero este tema mt interessante mm... :)

lololol...bem é assim...este tema tem mt por onde s lhe pegue...lololol...ms do meu ponto d vista é assim:

é óbvio q o propósito das revistas é simplesmente usar o corpo feminino(neste caso) cm 1 xamativo pra s venderem revistas o mais poxível...esse é o trabalho destas revistas e naturalmente numa sociedade em q o corpo é precisamente visto cd vz mais cm 1 objecto, já tt por homens cm tb mulheres, é evidente q essa mentalidade dps reflecte-s nestas revistas p/ex, ms o q kero dzr é q só estão a fzr o trabalho delas, assumem clara e publicamente q é esse o trabalho delas. As mulheres q s expõem tt cm os destinatários das revistas sabem mt bem qual é o propósito destas, p/ixo ninguém anda aki enganado lolol :)
Relativamente às mulheres(neste caso) q s expõem, do meu ponto d vista elas próprias estão a contribuir pra essa visão maxista do corpo feminino cm objecto d desejo. Cm é óbvio os seus destinatários esperam mm este tipo d exposição, logo as revistas respondem apenas àkilo q os seus destinatários pretendem.
Ou seja, kero dzr c isto td lol (já deves tar cansada...lolol) q do meu ponto d vista td a sociedade, tt os orgãos d informação cm os seus destinatários estão corrompidos por esta visão carnal das coisas.
Eu pessoalmente penso q o corpo (feminino e/ou masculino) ñ é a coisa mais bela do mundo ms uma das mais belas sim, pois ñ é à toa q já na antiguidade eles idolatrassem o corpo humano, pq é lindo e ñ deixa d ser objecto d desejo (temos d ser realistas), é cm o sexo, séculos e séculos a igreja oprimiu a expressão sexual, i.e. o corpo cm meio para atingir prazer e a nessecidade deste nc deixou d existir, é um facto c o qual temos d viver: concretamente, o corpo é matéria, é poxível sentir-s s/envolver sentimentos ou emoções (lembras-t taty uma vz houve uma aula d filosofia no 11º q tu até provaste gengibre...lol...s/veres o q estavas a provar, e o tema era precisamente sobre a sensação pura...lol), mm q nós humanos ñ keiramos encarar o corpo dessa perspectiva, este ñ deixa d ser um objecto, a materialização do ser humano (esta teoria baseia-s num ponto d vista em q ainda ñ m referi à relação corpo/mente, ATENÇÃO...lol...já lá xego...lol).
Agora já debruçando-m na relação corpo/mente, p/ex os animais à partida ñ envolvem qq tipo d sentimento/emoção no acto sexual, pra eles é apenas procriação nd mais, ms já nós humanos, seres racionais (lolol...alguns ñ, ms pronto...lolol) ñ nos satisfaz apenas o prazer q tiramos do sexo pensando no corpo apenas cm objecto, mm q axim tenhamos encarado o acto sexual essa sensação pura, dura pc, instintivamente antes e/ou dps precisamos sp d 1 enquadramento racional, d explicar sp pq q fizémos tal coisa e q razão nos levou e/ou levará a fazê-la novamente.
lol...esta é a minha opinião em relação ao corpo...agr há imensas kestões existenciais ou q ainda ñ têm resposta ms mm axim nós humanos continuamos a viver dia-dia tentando ñ pensar mt nixo pra ñ ficarmos loucos lol e vamos procurando e encontrando objectivos d vida a atingir (mts vzs é na qualidade d "nossos sonhos" q designamos estes objectivos) pra ñ pensarmos nestas kestões. Eu pessoalmente qd passei por esta fase, tive alguma dificuldade em aceitar viver s/ respostas, ms penso q é mais um modo d defesa da loucura do q propriamente negação, pl menos prefiro encarar assim, ms tentando sp tb ñ m iludir em relação à realidade das coisas.lol...kis c esta explicação esclarecer o q vem a seguir...lol...sendo assim, pra ter algum tipo d resposta pra mim mm plausível e racional a uma destas questões, cm esta sobre a beleza e a utilização do corpo cm objecto, eu pessoalmente prefiro encarar o corpo cm objecto sim, ms do ponto d visto artístico; pra mim o corpo é uma obra d arte q apesar d material palpável ñ deixa d merecer idolatrismo e veneração, ms claro sob um patamar ñ obcessivo e/ou objectural, i.e. penso q ñ devemos tb só valorizar o corpo(o exterior), p/ex p/ixo ñ dão valor aos velhos ainda sãos de mente ou aos feios ou aos deficientes, etc, devido à imagem, p/ixo é q ser velho/feio/deficiente,etc n1 sociedade desenvolvida é deprimente, só apetece dar um tiro na cabeça, É VERDADE!
Pra concluir...lolol...(já m estendi demais...lol...) tive aki a amolar o júizo lolol a kem tiver paciência pra ler isto...lol...(espero q ao menos tu leias taty...pl menos 1 vezinha até ao fim...lol) apesar d axar q td a sociedade culpada desta mentalidade decadente cm diz a taty penso q os maiores responsáveis são os orgãos d comunicação social, pq kerendo ou ñ adimtindo ou ñ, são eles os formadores da opinião pública, das mentalidades, dos gostos, das preferências políticas, são eles q têm o mundo na mão, são eles q têm oportunidade realista d mudar as mentalidades, d mudar o mundo...(penso eu...lol...)
Há alturas em q parece q estamos a voltar a ser animais irracionais e ñ seres racionais, apesar da racionalidade ser um fardo pesado d carregar tb tem as suas vantagens e é nas coisas positivas q devemos pegar.
Vou dar um ex, akela actriz do crime do padre amaro, soraia chaves, ela é praticamente o sex symbol do momento, e pessoalmente d entrevistas q já vi dela axei q é só corpo mais nd, até poxo tar enganada, ms foi o q axei...
p/ex atrizes q façam mts vzs d prostituta ou da "gaja boa" ou a "loira burra mamalhuda" (lolol) há geralmente sp uma altura em q kerem fzr papeis emocionalmente mais sérios pq fizeram tts papeis ligados à visão d "corpo objecto" q passaram a ficar catalogadas da ficção pra realidade.
Por ixo é q s xega sp à conclusão q o verdadeiro valor das pessoas vem mm d dentro ñ apenas do exterior, pq o exterior é isso mm, só matéria, insatisfatório pra amplitude das capacidades humanas, por ixo é q ñ xega, é sp preciso mais qq coisa!
Beijinhos mt fofos pra ti taty ;D e perdoem-m s m extendi mt no discurso :? ...sorry...lol...ms hj tava mm inspirada...lol... bjs* ;D
espero q a leitura seja ñ só extensa ms tb interexante :?

12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lololol...taty kerias um coment ñ kerias lololol...pois aí o tens lolololol...já tava c saudades d comentar...lolol...desta vz ñ gozei ctg lololol ms a próxima lol já está prometida lololol
bjs* linda ;D

12:16 da tarde  
Blogger tatiana said...

Colega "insano":

- obrigada... só por acaso não pensei isso =P porque levei mesmo como uma sugestão. E não, não consegues adivinhar o que penso.

- sim se eu disse que foi na Sic é por que foi... e desculpas não aceites =)

- Hmmm

- ok...

- Adivinha?!

Amiga Di:

Há quanto tempo! Fazes bem.Gostei de te ler. Focaste pontos importantes, mas como eram muitos agora não vou falar neles =P Mas muito bem! Concordo especialmente com aquela parte em que falaste no poder dos Media. E não gozas nada comigo para a próxima! AI AI! lol

bom recomeço de comentadora assídua =)

beijinhos*****

8:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home