Simples Palavras...

A vida tem altos e baixos. Mas é nos baixos que damos importância aos altos, porque quando estamos nestes não damos conta...

A minha foto
Nome:
Localização: Barreiro, Portugal

domingo, maio 08, 2005

"Cada minuto que passa é uma oportunidade para inverter as coisas"

Pois é, a cada momento que passa temos que tomar decisões, fazer escolhas. A vida resume-se um pouco a isto. São as nossas escolhas que marcam o nosso caminho. Se questionarmos se tivéssemos feito aquilo em vez daquilo, que rumo teríamos tomado? Nem sempre as escolhas são assim tão decisivas, mas têm sempre o seu peso. Podem ser mudadas pequenas ou grandes coisas.

Não temos consciência do número de escolhas que fazemos diariamente. A sua importância é muitas vezes esquecida. Fazemos por fazer. Agimos quase institivamente. Só quando há algum assunto muito importante e muito decisivo para o futuro é que paramos para pensar. Aí lembramo-nos das consequências que o nosso acto pode acarretar.

Mas pequenas decisões às vezes são fulcrais para o desenrolar dos acontecimentos. Pois por azar ou sorte algo de extraordinario acontece. São as chamadas coincidências. Pois apesar do nosso poder de escolha não podemos controlar tudo o que nos rodeia. E quando esses "acidentes" acontecem pensamos que não devíamos por exemplo ter saído de casa, ou ter ido para aquele lado, etc.. Pensamos que esse tal acto teve muita importância devido às circunstâncias, pois senão tivesse acontecido nada fora do normal nem pensaríamos nisso.

Não sabemos tudo e é por isso que às vezes as nossas escolhas têm o efeito contrário. O saber tudo aqui, refere-se aos acontecimentos que são importantes porque nos afectam, mas que nós não temos conhecimento deles. Actuamos de uma certa forma, mas sempre (ou quase sempre) sem o total conhecimentos dos factos. E é o que muitas vezes acontece e depois da mau resultado. Porque "se soubesse não teria feito".

Gosto de imaginar como seria se eu não tivesse feito aquilo, ou conhecido aquela pessoa, ou senão tivesse naquele lugar áquela hora... Tudo o que fazemos tem consequências...